Caro visitante:

Seja bem vindo e divirta-se! Em nosso maluco mundo atual, o que não falta é assunto para comentar...ah, e não deixe de cadastrar seu e-mail aqui ao lado esquerdo da tela para receber novidades deste blog.

quarta-feira, 24 de maio de 2017

CULTURA & CONHECIMENTO



Diferir cultura  de conhecimento é, em especial na atualidade, essencial e em todos os sentidos. É imprescindível separar ambas as palavras quando se quer referir a um ou a outro.

CULTURA é um complexo conjunto de conhecimentos, de crenças, de leis, da moral, dos costumes, da arte e todos os hábitos e aptidões que uma pessoa possa adquirir ou exercitar enquanto ser humano e ao longo de sua existência. Cada país tem sua Cultura que se desenvolve e acumula ao longo de uma extensa linha de tempo.  Esta Cultura se reflete através das tradições, do folclore, da música, da pintura, da escultura, da literatura, da religião, das lendas, e tudo se resume naquilo que um povo exercita ao longo do tempo, desde os primórdios da razão e da escrita. A cultura da terra se assemelha à cultura intelectual. Planta-se e colhe-se não havendo um sem o outro.

As Ciências Sociais refletem seu alicerce na Cultura em seu conjunto de ideias, de comportamentos, de práticas sociais, de símbolos que são transmitidos, mantidos e até alterados durante gerações continuadas e jamais interrompidas, a não ser com a extinção do povo em questão. A Cultura é cumulativa e caminha pela linha organizacional, com suas normas e padrões; pela Cultura popular, pela Cultura filosófica, pela Cultura religiosa, pela Cultura social, familiar e pessoal.

CONHECIMENTO é um ato, uma ideia ou noção de alguma coisa. Podemos chamar o Conhecimento de saber, de instrução e se dá pela acumulação e relacionamento de informações que se sobrepõem durante toda a vida do indivíduo. Este Conhecimento abrange a capacidade de relacionar a informação anterior com a atual e projetar ambos os valores no futuro e disto auferir resultados. Se alicerça na capacidade de assimilar conceitos, teorias, normas, princípios resultantes da extraordinária capacidade cerebral em aglutinar e armazenar informações e tirar disto conclusões em graus maiores. O Conhecimento tem natureza sensorial, intelectual, popular, científico, filosófico, teológico (em termos de linha do tempo) e grande parte deste Conhecimento é de natureza empírica, qual seja, que não exige comprovações científicas ou não.


Grafei Conhecimento e Cultura com letras maiúsculas para indicar que ambos os termos devem ser vistos, entendidos e analisados com extraordinário poder, poder este que extravasa qualquer tipo de aceitação ou não, já que eles subsistem de forma harmônica, mas independente, sendo Cultura o agente modificador do homem e que existe independente do conhecimento e Conhecimento é o elemento fundamental para a existência e coexistência do homem dentro de seu grupo social em sua enorme abrangência na linha da sociologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário