Caro visitante:

Seja bem vindo e divirta-se! Em nosso maluco mundo atual, o que não falta é assunto para comentar...ah, e não deixe de cadastrar seu e-mail aqui ao lado esquerdo da tela para receber novidades deste blog.

quarta-feira, 10 de maio de 2017

A INTELIGÊNCIA E O CÉREBRO

por Antonio Caprio



O Homem é um exímio criador de tabelas, leis e definições que buscam exemplificar suas formas de agir e de pensar. Criou, em sua vasta mesa de trabalho, o famoso QI – Quociente de |Inteligência, uma medida padronizada para avaliar capacidades cognitivas( inteligência) de um indivíduo. Este estudo e a tabela consequente, recai sobre inúmeros especialistas em mente e comportamento mental humano, analisados e estudados de forma profunda chegando-se ao resultado hoje auferido com altíssimo nível de aceitação e credibilidade. Um indivíduo pode ser normal, abaixo do normal e acima do normal. O meio termo é denominado embotamento representado pelo número 80/90 pontos. De 90 a 109 temos o normal; de 110 a 120 acima do normal e 121 a 130, superdotado. Classifica também QIs de idade mental e de idade cronológica. O maior QI conhecido e da americana Marilyn von Savant, com 228 pontos. 

Entre os mais capazes do mundo antigo estão Sócrates, Platão, Aristóteles, Arquimedes e depois Richard Feynman(físico), Paul Charles Morphy, jogador de xadrez; Jerry Lewis, um dos maiores gênios de humor; Leonhrd Euler, matemático; Michael Faraday, fisico experimental; Blaise Pascal,físico e matemático; Galileu Galilei, físico experimental; Isaac Newton, maior cientista teórico e prático; Johann Karl Friedric Gauss, matemático e astrônomo; Leonardo da Vinci, dominador de todas as ciências e artes de sua época; Friedric Nietzsche, filósofo; Feodor Dostoievski, genial escritor; Adrew Wiles, solucionador do Teorema de Fermat; Maicon Santiago, físico e astrônomo; Donald Byme, um dos maiores mestres de xadrez do mundo; Willian Shakespeare, escritor e dramaturgo; Linus Pauling, grande cientista e ganhador de dois prêmios Nobel; Sthephen W.Hawking, físico e astrônomo, Paul Allen, prodígio em informática; Bill Gates, informatólogo e criador da Microssoft; Thomas Alva Edison, gênio em várias modalidades; Albert Einstein, físico, ganhador de prêmio Nobel e criador da Teoria da Reatvidade Geral e descritor do movimento browniano; Isaac Asimov, grande cientista de ficção , Evariste Galois, matemático prodigioso e Robert James Fischer, um dos maiores jogadores de xadrez do planeta. Estes seguem na escala para maior dos QIs investigados. 

A formiga tem o menor cérebro do mundo animal, equivalendo a 6% do peso de seu corpo. O cérebro humano tem, em média, 1,5 kg de peso; o chimpanzé 273 g; o urso 289 g; a girafa 700 g; a baleia cachalote 7,8 kg; a vaca 5,6 kg; o elefante 7,5 kg; a abelha 0,0013 kg; o beija-flor, 1g. O tamanho do cérebro jamais pode ser visto como inteligência, muito menos seus enovelamentos, como até recentemente se acreditava. 

A inteligência está em homens e mulheres no mesmo nível. Não há diferença entre o cérebro da mulher e do homem. A aptidão é outra sócia da inteligência. Ser inteligente, nem sempre, reflete na capacidade de ganhar dinheiro e obter sucesso entre os demais humanos. Até pelo contrário. Muitos políticos nem sempre são inteligentes. São astutos. E fica a pergunta: O que é a inteligência?

Nenhum comentário:

Postar um comentário