Caro visitante:

Seja bem vindo e divirta-se! Em nosso maluco mundo atual, o que não falta é assunto para comentar...ah, e não deixe de cadastrar seu e-mail aqui ao lado esquerdo da tela para receber novidades deste blog.

quarta-feira, 15 de junho de 2016

HISTÓRICO DO SERVIÇO DE TELEVISÃO EM NÍVEL MUNICIPAL

Antonio Caprio

Um sonho e uma realidade – 42 anos de trabalho - Do analógico ao digital. 


É natural que o tempo em sua plataforma indelével dos anos acaba por embaçar ou até mesmo apagar determinados momentos vividos em nível municipal que entendo devam ser reavivados para que não caiam na teia do esquecimento. Isto não é bom em termos de rememoração de nosso passado para que possamos entender melhor o presente. A sequência de artigos que aqui estou publicando é relativa a estas memórias.

Na década de 70 ( 1974) Tanabi não tinha serviço de televisão local e recebia sinais da cidade de Guapiaçu, último repetidor regional de TV na alta araraquarense. Eram raros os televisores locais e, sem dúvida, em sinal preto e branco e de péssima qualidade.

Visando resolver a questão, elaborei um plano de trabalho, e já como Chefe de Gabinete da gestão do senhor Milton Cury Miziara, foi feita, em 1975/76, a aquisição gratuita de terreno, por doação espontânea do senhor Francisco Florindo, para construção de serviço local de captação e retransmissão de TV, onde hoje está localizada torre e casa de equipamentos e serviço da CPFLe outros equipamentos de telefonia e TV, ao lado da Rodovia Euclides da Cunha, divisa Tanabi com Bálsamo em terreno medindo 50x50 metros. Participaram desta fase, além de mim, os senhores Valdomiro Bernardo, José Bernardo e outros. Os sinais viriam de Guapiaçu com quem a Prefeitura celebrou depois o convênio específico. Foram muitos processos e muitos documentos, idas a São Paulo e a Brasília, contatos dos mais diversos com os canais de televisão, mas tudo aconteceu conforme planejado e até melhor, apesar de lentamente. 

Na gestão do senhor Alberto Víctolo (1977/1982) elaboramos extensa legislação municipal específica sobre o sistema de sinais de TV em Tanabi com relação a sinais da TV-Tupi, em VHF, filiando Tanabi à Associação Intermunicipal de Televisão da Alta Araraquarense (AIT) recém criada e com os mesmos objetivos de Tanabi com participação de várias cidades da região e com sede em Fernandópolis. O assunto foi autorizado pela Lei Municipal nº 627, de 06.02.75. Fizemos parte da diretoria, Waldomiro Bernardo, José Bernardo e eu. Crescemos muito em termos técnicos relacionados ao meu projeto e a cada dia avançávamos em direção ao objetivo final: dotar Tanabi de um sistema próprio de captação e retransmissão de sinais de televisão. 

Simultaneamente fizemos os contatos devidos através da Prefeitura e foi instalado em Tanabi sistema da TV-Cultura. O sistema foi instalado com festas em nível municipal com a presença do vice-governador do Estado. A Administração Municipal foi representada pelo vice-prefeito Milton Silveira Perches. Pouco a pouco fomos montando um processo que tinha como objetivo resolver a questão de captação de sinais de TV em Tanabi. Hoje a TV Cultura está distribuindo seus sinais de nosso serviço de TV próximo ao Cemitério Jardim da Igualdade. 

Depois de tanto trabalho o sistema não funcionou. Os sinais de Guapiaçu não chegavam com qualidade a nosso sistema, afirmando os técnicos que os problemas eram originados de jazida mineral no subsolo entre Tanabi e Guapiaçu impedindo a chegada dos sinais. Tivemos de alterar todo o projeto e remeter sinais de Guapiaçu para sistema que montamos em Onda Branca, próximo de Nova Granada. O sistema foi montado e lá os sinais chegavam com qualidade cem por cento como queriam Waldomiro, José Bernardo e eu. Para encontrar o local, várias vezes, Waldomiro com alguns aparelhos e eu com enorme bambu com uma antena na ponta, percorremos a pé terrenos onde o sinal passava até encontramos o local definitivo. Fizemos isso várias vezes e em várias voltamos sem alcançar êxito. Encontrado o local, terreno foi adquirido por comodato, autorizado pela Lei Municipal nº 970, de 218 de janeiro de 1987. A área pertencia ao senhor Antonio Soares Cordeiro ( Chácara Santo Antonio), Município de Nova Granada e foi contratado o referido senhor para servir como zelador do conjunto de captação e retransmissão. Resolvida a parte técnica, após os trâmites básicos, a Prefeitura fez construir pequeno recinto para acomodar os aparelhos e instalar a torre estaiada em Onda Branca. Para conseguirmos a cessão do local e documentar o fato fomos acompanhados do Dr. João Soler Haro, assessor jurídico da Prefeitura. Os equipamentos e torre conseguimos, mais uma vez, dos canais de TV envolvidos com ajuda da Prefeitura de Tanabi. 

Em Tanabi, ao lado do cemitério da Igualdade, já na administração do Dr. Waldir de Carvalho/Nivaldo Lucio Mazza ( 1983/1989), conseguimos a doação de terreno ( 50x50 m) da senhora Therezinha Freschi (Lei Municipal 912/85) com participação do senhor Arlindo Silvestre e outros com colaboração do senhor Laercio Delazari, onde foi construído sistema de televisão municipal com torre de 50 metros de altura e casa de equipamentos, autorizada pela Lei Municipal nº 912, de 09.12.85, num total de 3.600 metros quadrados. O sistema recebe os sinais vindos de Onda Branca. Nossa epopeia chegava ao fim contornando a jazida proibitiva e com isto estávamos com sinais cem por cento em Tanabi em UHF. Iniciamos logo a seguir documentação visando a instalação de sinais da TV-Globo, Bandeirantes e SBT. O Dr. Juraci Magro da Silva, da TV Globo, foi nosso grande incentivador e colaborador sob várias formas, orientando a forma do preparo de toda a documentação junto do Ministério das Comunicações e conseguimos autorização para os canais Globo, Bandeirantes, Record, SBT, Cultura e MIX. Nosso sonho e objetivos foram além dos esperados, embora com enorme trabalho e insistência, sem o que não teríamos alcançado o êxito hoje desfrutado por toda a comunidade. O processo foi autorizado pela Lei Municipal nº 934, de 24.6.1.986. 

As torres para captação dos sinais de TV na cidade, eram, até então altas e caríssimas. Após a implantação do novo sistema uma simples antena “ jacaré”, sobre a casa, “pegava ” os canais locais e a CORES. Tempos depois foi implantado o sistema Embratel, com antenas parabólicas e hoje o tanabiense pode optar entre o sistema local e o por satélites.

Hoje: praticamente 42 anos depois, o serviço de TV local está contando com TV Globo, canal 17; SBT-canal 35; Bandeirantes-canal 48; Record –canal 41; TV Cultura, canal 38 e Mix, canal 51 (religioso),todos pelo sistema analógico, e DIGITAL- SBT, canal 34.1; Record, canal 41.1 e aguardando a liberação do canal 26.1, Globo, já montado.

O sistema ao lado da Rodovia Euclides da Cunha foi cedido em comodato para a TV Record e o sistema de Onda Branca para outras repetidoras. 

Como se pode ver, uma ideia e uma proposta foi transformada de um sonho em uma realidade que a todos alcança e serve. Bastou acreditar no sonho e trabalhar para que ele se tornasse realidade. 

Este um resumo, uma pequena história, sobre como conseguimos adentrar à modernidade e termos em nossas casas sinais de TV com qualidade. Foram poucos os que se engajaram e acreditaram no meu projeto e destaco entre eles Waldomiro Bernardo e seu irmão José Bernardo que continuam a prestar seus importantes serviços e experiência. Gratos estamos ao senhor Francisco Florindo, nosso doador inicial; à senhora Therezinha Freschi e o senhor Arlindo Silvestre(segundos doadores) e com a colaboração do senhor Laercio Delazari, ao senhor Antonio Soares Cordeiro,(terceiro-doador),ao Dr. João Soler Haro, ao Dr. Jorge Nassar Frange filho, engenheiro que fez o projeto da casa de máquinas da torre da divisa Tanabi-Bálsamo, aos prefeitos Milton Cury Miziara, Alberto Víctolo, ao Dr.Waldir de Carvalho, ao senhor Norair Cassiano da Silveira, ao senhor José Francisco de Matos Neto e Isabel Lopes Repizo, e em especial ao Dr. Juraci Magro da Silva, nosso grande orientador técnico da TV Globo na ajuda do preparo dos documentos necessários que me deram a sustentação e a garra para não esmorecer e chegar ao porto seguro que hoje desfrutamos. Se omiti algum nome em razão do lapso de tempo, peço me informem para a devida correção. Tenho filme completo do evento de inauguração do sistema local.

Esta é mais uma pequena história que devemos conhecer sobre nossa Tanabi. Nada se consegue sozinho e a união de forças venceu mais uma vez. Grato a todos em meu nome em nome dos senhores Waldomiro e José Bernardo e, em especial, em nome do telespectador tanabiense, aos responsáveis pelos canais citados e à Prefeitura Municipal pela importante participação ontem e hoje.


Torre de TV - Sistema Municipal - ao lado do Cemitério Jardim da Igualdade 


Nenhum comentário:

Postar um comentário