Caro visitante:

Seja bem vindo e divirta-se! Em nosso maluco mundo atual, o que não falta é assunto para comentar...ah, e não deixe de cadastrar seu e-mail aqui ao lado esquerdo da tela para receber novidades deste blog.

terça-feira, 28 de junho de 2016

HISTÓRICO DO CORPO DE BOMBEIROS DE TANABI



Tudo tem sua história e a história da instalação do Posto de Bombeiros de Tanabi é bastante interessante e precisa ser escrita e conhecida.

Fatos antecedentes: Os primeiros movimentos visando a instalação de base de bombeiros em Tanabi remonta 1997, no final do mandato do prefeito Norair Cassiano da Silveira(I) onde interagiram o vereador Francisco Evangelista de Souza Filho e o subtenente Osmar do Nascimento. Em 1997 o vereador Francisco Evangelista de Souza Filho fez aprovar pela Câmara a Indicação 75/97, de 27 de maio de 1997 no mesmo sentido na presidência do vereador João Mazza. 

Em 1999 nova Indicação foi feita na Câmara Municipal de Tanabi, número 94/90, de 15 de setembro de 1999, assinada pelo então vereador Luiz Antonio Tonini, tendo na Presidência o vereador Paulo Cesar Bento. Em 2000 aconteceu reunião com o comandante do subgrupamento de S.J.R.Preto, Capitão Cunha, para tratar do assunto. O documento foi encaminhado ao Chefe do Executivo, senhor Alberto Victolo e à chefia do Corpo de Bombeiros de Mirassol. Por ação de vários interessados a documentação foi despachada aos cuidados do Secretário da Prefeitura, prof. Antonio Caprio, para a tomada das providencias devidas. Após, a Secretaria entrou em contato com várias autoridades da Policia Militar – área de Bombeiros, e foi preparado um cronograma de atividades para serem desenvolvidas. Nesta fase o sargento Montanhini assumiu papel de destaque e decisivo no processo.

A primeira medida oficial adotada em 2001 foi a celebração de convênio com o Governo do Estado através da Lei Municipal nº 1.723/2001, de 6.12.2001 com base na Lei 684, de 30.set.1975. Após foi votada a lei Municipal nº 1.775/2002 onde se fixou as taxas para execução dos serviços de bombeiros em Tanabi e a Taxa de Sinistros. A seguir foi elaborada e aprovada a Lei Municipal nº 1.776/2002, criando o Fundo Municipal de Bombeiros – FEBOM, que teria a seu cargo o recebimento e administração dos recursos do Posto de Bombeiros de Tanabi. 

Na linha do tempo foi aprovada a Lei Municipal nº 1.821/2004 criando 15 cargos de bombeiros na estrutura administrativa de Tanabi. Foi celebrado termo de concessão de uso do prédio sito na Rua Coronel Joaquim da Cunha esquina com Cap. Jerônimo Fortunato, antes destinado ao setor de Cultura do Município que foi totalmente reformado pela Prefeitura e feitas as adaptações devidas com um custo próximo de R$ 100.000,00(cem mil reais). O concurso escrito se deu em 27 de janeiro de 2004. As provas práticas foram feitas nos dias 28,29,30 de maio. O preparo esteve a cargo do Instituto Atenas de Adamantina e Corporação de Bombeiros Estaduais da região. Foram aprovados 15 bombeiros, todos sob regime municipal. Apoio: Decreto Municipal de 30 de abril de 2004.Os bombeiros municipais fizeram treinamento de 01.04.2004 a 11.12.2004. 

HOJE a corporação registra 22 bombeiros, sendo 7 mantidos pela municipalidade e 15 pelo Estado, num total de 22 componentes. A integração é feita pelos Bombeiros Militares estaduais de Rio Preto e Mirassol. O atendimento abrange Bálsamo, Mirassolândia, Cosmorama e cidades da região. No início só tínhamos o prédio, um fusca e um soldado PM. Atualmente o Posto é dirigido pelo subtenente PM Manoel Batista de Oliveira e tem como auxiliar Administrativo o PM Rene Rodrigues Calister e possui os sequintes equipamentos: 2 Caminhões, sendo 1 autobomba e um autotanque. e 1 Viatura de Resgate;1 veículo para resgate de animais;1 carro para uso geral; 1 barco; 3 tesouras – desencarceradoras; 1 conjunto completo para salvamento em altura; 1 equipamento completo de salvamento aquático;1 conjunto completo de salvamento terrestre;Cilindros respiratórios e equipamentos afins e EPI – para incêndio – completo. 

Os serviços prestados são estruturados nos seguintes setores:

  1. Base de atendimento técnico – expedição de alvarás, vistorias e outros documentos. Responsável pelo setor: Leonardo Luiz Stéfani da Silva.
  2. Base de atendimento Operacional –atividades de ruas e apreensão de animais e atividades preventivas contando com o subtenente Oliveira na ministração de palestras, cursos, etc. Responsável pelo setor: Anderson Benevente Agudo. 
Mensalmente a base atende em média 200 casos. Atualmente com a criação do SAMU o atendimento está estimado de 160 a 180 atendimentos/mês. O financiamento da estrutura é feito pela Prefeitura que mantém 7 bombeiros, alimentação, servidores( merendeiras), energia elétrica, combustível e outras despesas. O Estado custeia 15 bombeiros. São atendidos municípios da região, dentre eles Bálsamo, Mirassolândia e Cosmorama. 

Registros:
  • Para a compra da primeira tesoura desencarceradora foi acionada a empresa Comatra, de Porto Alegre. O teste inicial foi feito no dia 15 de janeiro de 2004 usando-se um Fiat 157, doado pelo Ferro Velho São João. O evento foi coordenado pelo Capitão PM Paulo Sérgio Berto com a presença de e alguns convidados e autoridades dentre os quais o Prefeito Norair Cassiano da Silveira. Hoje a corporação tem 3 destas. 
  • TAXA DE SINISTRO: Esta foi criada para subvencionar despesas básicas do Posto de bombeiros de Tanabi tais como compra de computadores, mobiliário, instalação e manutenção de hidrantes, aquisição de equipamentos necessários e outros de interesse e necessidade da corporação. No início foram vários os vereadores contra a instituição da citada taxa, depois, se conscientizaram da necessidade dela. Hoje a taxa está incorporada no carnê de IPTU, totalmente revertida em favor da comunidade. 
  • A corporação de Tanabi participa ativamente de cursos especializados visando o aprimoramento dos serviços oferecidos pelo Posto de Bombeiros de Tanabi, registrando extensa grade de atendimentos em favor da preservação da vida, atendimento a acidentes de várias naturezas, em especial automobilísticos, captura de animais em situação de risco, apreensão e cuidados com animais diversos, combate a incêndios, palestras educativas sobre temas de interesse da corporação e a presença marcante na vida e no cotidiano dos cidadãos tanabienses. 
  • Primeira turma de Bombeiros Voluntários de Tanabi: A primeira turma foi diplomada no dia 10 de abril de 2000, em S.J.R.Preto, onde houve o ‘batismo e foi coordenada pelo 13º Grupamento de Bombeiros de São José do Rio Preto sendo homenageadas várias pessoas. Foram Bombeiros Voluntários: Antonio Garcia Martines, André Augusto Garcia Martines, Carlos Roberto da Silva, José Francisco de Matos Neto, José Luiz Casagrande, Alberto Scrignoli Bento, Luciano Aguilera, Julio Donela Quiguii, Jussara M.Silva Selvante, Helio Gusson Camilo, Isabel Cândida da Silva Moraes, Fabricio José de Camargo, Adilson Pivaro Fiamenghi, Ricardo da Silveira Magri, Alessando Mendes da Silva e Heitor Marcel Martines.
  • Segunda turma de Bombeiros Voluntários de Tanabi: Aconteceu no dia 6 de abril de 2002. Turma “Carlos Roberto Batista” e contou com a participação de autoridades locais entre os quais como convidado o senhor Amadeu Menezes Lorga – pai do Bombeiro Voluntário e Juiz de Direito da Comarca Dr. Ricardo de Carvalho Lorga - que foi o orador da turma, com a presença do Tenente Coronel Antonio dos Santos Antonio, o Subtenente Dagoberto, chefiando a PM de Tanabi, o prefeito Norair Cassiano da Silveira, o vice-prefeito Florindo Galvani e outros. Na oportunidade foi entregue cartão de prata em agradecimento ao comandante Paulo César Berto, pelos serviços prestados à corporação. A cerimônia se deu na Praça central João de Melo Macedo onde também aconteceu o ‘ batismo ‘ da turma e demonstrações práticas. O evento contou com o incentivo do 1º Tenente Comandante do Posto de bombeiros de Mirassol Sandro Yukio Kubo. Bombeiro Voluntários: Ailton Alves de Novais,Carlos Lopes Ribeiro, Donizete Moreno da Silva, Elizeu Diogo Romano, Fabiana Cristina Fregoneze, Genesio Ferreira Bernardo, José Tadeu de Luca, Júlio Cesar de Oliveira, Luiz Antonio Vieira Custódio, Odair Socorro do Nascimento, Paulo Cesar Barbosa, Ricardo de Carvalho Lorga, Roni Carlos Silvério de Paulo, Sergio Magri, Wagner Piovesan e Walter de Jesus Piovesan. Comandava a Policia Militar o Subtenente Dagoberto. Comandava a PM local Arnaldo do Nascimento. 
  • A comunidade local, por quotização, colaborou no levantamento de valores para as despesas do preparo do fardamento de alguns voluntários. 
  • O Corpo de Bombeiros de Tanabi foi inaugurado no dia 12 de dezembro de 2004 e contou com a presença do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros de São Paulo José Paca de Lima, do prefeito Norair Cassiano da Silveira, do presidente da Câmara Florindo Galvani, do Juiz de direito da comarca Dr. Ricardo de Carvalho Lorga e outras autoridades. A cerimônia foi no prédio do Corpo de Bombeiros às 10:00 horas. Após foi oferecido coquetel aos presentes. 

Participaram ativamente do processo da criação e instalação do Corpo de Bombeiros de Tanabi o 3º Sargento Donizete Aparecido Montanhini que fazia os contatos básicos e fundamentais entre as autoridades locais, o GB de S.J.R.Preto e comando de São Paulo; o professor Antonio Caprio, Secretário da Prefeitura a quem coube criar os projetos, elaborar os processos, coordenar a movimentação da documentação e contatos e organizar os eventos gerais; o comandante do GB de São Paulo Coronel Jair Paca de Lima; o senhor Norair Cassiano da Silveira como prefeito municipal; o PM Ezequiel Divino Cavassani relativo ao segundo grupo de bombeiros voluntários, bem como outras pessoas da cidade de Tanabi , S.J.R.Preto e Mirassol. 

Do trabalho de muitos hoje aí está a corporação prestando grandes serviços à comunidade sendo o responsável pelo salvamento de muitas pessoas e patrimônios particulares e públicos, além de um orgulho para Tanabi. Os agradecimentos comunitários a todos que ajudaram a tornar real este importante empreendimento. 

Algumas fotos:

inauguração

visão frontal do prédio


inauguração 12/12/2004

Nenhum comentário:

Postar um comentário