Caro visitante:

Seja bem vindo e divirta-se! Em nosso maluco mundo atual, o que não falta é assunto para comentar...ah, e não deixe de cadastrar seu e-mail aqui ao lado esquerdo da tela para receber novidades deste blog.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

HISTÓRICO DA REGIÃO DA CACHOEIRA (DOS FELÍCIOS)

Nossa história passo-a-passo

A região do “Alto do Jatahy” entre os rios Paraná, Grande, São José dos Dourados, Tietê, Preto e Turvo, formava, ainda no início do século XX uma extensa região desabitada. A vegetação era do tipo cerrado, cerradinho e cerradão registrando próximo à atual Rincão uma nesga da Mata Atlântica. Havia tribos de índios Guaranis na região do Jatai e nas imediações de onde hoje é Américo de Campos, parte de Cardoso e Pontes Gestal. Esta era a área definida quando da instalação do município de Tanabi, desmembrado de São José do Rio Preto em 1925 e media cerca de 12 mil quilômetros quadrados. 

Nas regiões norte e nordeste muitos imigrantes vindos da Europa, e em especial de Portugal, se instalaram nas terras hoje ocupadas pelos bairros rurais de Ibiporanga e Rincão, e na parte mais alta, divisando com Palestina a região do Córrego do Váu, palavra que significa vale com água rasa. A estrada do Taboado, proposta de Alfredo d’Escragnole Taunay, depois Visconde de Taunay já se aproximava da região nos anos de 1867. No alto da cabeceira da atual Bacia Hidrográfica da Cachoeira dos Felícios, onde hoje está encravado o bairro do Malhador, chegaram Francisco de Paula Oliveira e sua companheira, um índia caiapó e chamada Anna, vindos das terras de Minas Gerais e de lá fugidos em razão da Guerra do Paraguai que chegou até território brasileiro(Goiás) durando de 1864 a 1870. Grande parte dos imigrantes ali instalados pelo sistema de imigração nacional se reestabeleceu na região da hoje denominada Fortaleza e alguns se fixaram na região da Cachoeira, hoje Cachoeira dos Felícios. Ali Francisco de Paula Ribeiro instalou um bem montado alambique produzindo pinga e rapadura. O “Velho Chico”, como era chamado, assinou a ata de fundação de São José do Rio Preto, datada de19 março de 1852. Foi nomeado subdelegado da região do Jatahy não chegando a tomar posse em razão da idade avançada. O casal teve os filhos Joaquim Francisco de Oliveira, o Joaquim Chico e Manoel Francisco de Oliveira, patriarca da família Paula e sogro de Flávio Soares de Paula. 

Por ação de vários posseiros da região, instalou-se o processo judicial de número 297, na Comarca de Rio Preto, tendo como provido o senhor Belarmino de Paula Ribeiro e como promoventes José Pereira da Silva e outros O processo visava regularizar a posse das terras e foi datado de 1902. Os autos correram regularmente e foi julgado concluso em 22 de agosto de 1911 por sentença do juiz de Direito Dr. Lafayete Salles, constante, esta sentença, na página 522 do referido processo. O processo foi conseguido e a mim apresentado pelo Dr. José Monteiro, na época juiz de Direito em São Paulo. A publicação se deu no Diário Oficial do Estado, páginas 1066 e 1067, uma quarta-feira do dia 21 de maio de 1902.

Neste processo figuraram 60(sessenta) beneficiados com suas esposas e respectivos filhos e dependentes. Os senhores Joaquim Francisco de Oliveira, o Joaquim Chico, recebeu o quinhão 49 e Manoel Francisco de Oliveira, seu irmão, consta da relação com o número 23. Na relação que se segue apresento alguns dos beneficiários de forma a se conhecer alguns nomes que povoaram aquela região de Tanabi no início do século XX: José Pereira da Silva, Porfhirio da Rosa, Honorato de Paula, José Antonio da Silveira, D. Balbina Francisca de Castro, Joaquim Vasconcelos dos Santos, Basílio Ferreira, Joaquina Francelina de Castro, Bellarmino de Paula Ribeiro, Daniel da Cunha Moraes e outros. O local era denominado “ Fazenda Cachoeira” da freguesia de São José do Rio Preto, termo que significa na prática ‘distrito’. O termo de outorga dos condôminos foi datado de 17 de abril de 1902 e o escrivão era o senhor Godofredo Espíndola. A denominação complementar “dos Felícios” deve ser em razão de algum quinhão ter pertencido posteriormente a proprietário com este nome ou sobrenome. Questão em aberto. Todos os documentos relativos a esta regularização estão inseridos em meu livro “ De Conceição do Jatahy a Tanabi”, páginas 85 a 95 e fazem parte do processo geral depositado no Fórum de S.J.R.Preto ou outro lugar definido pela diretoria daquele estabelecimento.


Mapa da região do Alto do Jatahy, elaborado por Olavo Humell (Estrada do Taboado) em 1895. Tanabi fica na região noroeste.  
No mapa podemos ver aproximadamente onde se localiza a região de
Tanabi, que no ano de 1925 media 12.000 quilômetros quadrados






Nenhum comentário:

Postar um comentário